Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Papinhas doces: Receitas e dicas de armazenamento

Acho que nunca falei isso por aqui, mas eu ADORO cozinhar. No começo, apanhei um pouco para fazer as papinhas salgadas da minha pequena, mas agora eu estou craque em combinar ingredientes e fazer coisas gostosinhas para ela.

Esses dias eu estava passeando em um dos meus sites de culinária preferidos, o Smitten Kitchen, e me deparei com umas receitas bárbaras de papinhas doces e dicas de armazenamento. Como sei que tem muita gente aí que não fala inglês ou não tem paciência para ficar traduzindo receitas, achei que seria ótimo colocar essas dicas por aqui!


Purê de manga e banana

 Ingredientes3 mangas grandes, maduras e bem doces (prefira aquelas sem muito fiapo, como as do tipo Keitt, Haden ou Palmer)
3 bananas bem maduras (as do tipo maçã e ouro costumam ser bem docinhas)
1 copo de água
1 colher de chá de suco de limão


1) Descasque e pique as mangas em pedaços pequenos.
2) Corte as bananas em fatias.
3) Misture as duas frutas em uma panela média com a água e coloque em fogo alto até ferver.
4) Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, até que as bananas se partam e as mangas possam ser facilmente esmagadas com um garfo.
5) Deixe esfriar um pouco e adicione o suco de limão.
6) Bata tudo no liquidificador, processador de alimentos ou aqueles mixers de mão.
7) Se você está fazendo este purê para bebezinhos ainda novinhos (que não tenham inserido alimentos mais sólidos na alimentação), passe a mistura por uma peneira para remover as fibras da manga e as sementinhas da banana.
8) Pronto! Seu bebê poderá saborear uma papinha doce deliciosa!

 
Dica de armazenamento



Em casa, como comprei muita papinha doce da Nestlé (eu ainda não tinha achado essa receita aí de cima), fiquei com uns 50 potinhos de vidro, que eu reutilizo para congelar papinhas salgadas que eu faço.


Uma das dicas que ela dá é para colocar no saquinho o sabor da papinha. Afinal, manga pode se parecer muuuuito com mandioquinha, né? rsAmanhã traduzo mais receitas, ok?




Porém, a autora do Smitten Kitchen tem uma sugestão que eu achei incrível! Despejar as papinhas em uma forma para gelos grande, cobri-la com papel filme até que o conteúdo congele. Depois, basta desenformá-lo e tranferir a papinha para aqueles saquinhos Ziploc, sabe? Isso é incrível para quem tem freezer pequeno, além de ajudar a descongelar pequenas porções por vez!

2 comentários: